terça-feira, abril 22

"De cor"?

"Preto", "negro" e etc.... permanece tudo numa boa;
Com "africano", pela minha origem, persistirei ufano...
Contudo, "de cor" irrita-me, põe-me atroz e insano,
Porque nada mais é que um cuidar literalmente à toa.

Esse atributo, que, tão somente, a ignorância me soa,
Não me inferioriza nem me causa o mais pequeno dano;
De longe não me atinge, pois neste assunto sou veterano...
Mas não me cai bem, quando da tua cínica boca ecoa.

Tu, que na África só acumulaste vergonha e desmando,
Torturaste, por séculos, o povo que da sua raça se orgulha
E lá te misturaste durante todo o teu humilhante comando,

Agora, na tua terra, com uma mente vazia que me embrulha
Nessa designação sem nexo ("de cor"?), tens receio - falando -
Que me ofendas, se exprimes o que vês: "negro como hulha"?

Sem comentários: